segunda-feira, 23 de agosto de 2010


Brasil fica com a 5º colocação no Mundial Paraolímpico

Chega ao fim, neste sábado 21/08, o Mundial Paraolimpico de Natação na Holanda. O Brasil mais uma vez fica com a 5º colocação, a mesma posição alcançada no Mundial de Durban em 2006, porem com maior numero de medalhas de ouro. Foi 26 no total sendo 14 ouros / 03 prata / 09 bronzes. O quinto lugar brasileiro esteve ameaçado até o final pela Austrália, uma potência na natação, que terminou com 13 ouros.

A briga pela primeira colocação foi bem grande, a Ucrânia com uma medalha a mais, de ouro (21), vence os Estado Unidos (20), ambas terminaram a competição com 57 medalhas no total, em terceiro ficou a Rússia 46 medalhas, 19 de ouro e em quarto Grã Bretanha 52 medalhas, 16 de ouro.

Os destaques da equipe foram os dois fenômenos:

Daniel Dias trouxe na bagagem 09 medalhas no total, sendo 08 ouros (07 individual / 01 revezamento) e 01 prata no revezamento e ainda registrou 05 Recordes Mundiais.
André Brasil, também fez bonito, trouxe 07 medalhas no total, sendo 05 ouros (04 individuais / 01 revezamento) e 02 prata, e ainda registrou 03 Recordes Mundiais. Foi destaque, pois na prova do 100m livre é o único paraatleta a nadar a baixo de 51 segundos.

Dos veteranos:

Depois de algum tempo fora das competições tivemos a presença de Clodoaldo Silva, um atleta de grande importância no cenário paraolimpico. Com uma medalha de ouro, conquistada no revezamento 4 x 50 medley, com Daniel Dias, Jéferson Amaro, Ivanildo Vasconcelos, volta a se destacar. Tivemos também a participação importante de atletas como Adriano Lima, Carlos Farrenberg e Phelipe Andrews, conquistando medalhas, em suas provas individuais.

Da equipe feminina:

O destaque da competição ficou com Edênia Garcia que venceu a prova do 50m costa (S5) e sagrou-se Tricampeã Mundial, nesta prova. Outro feito da equipe foi a conquista da medalha de prata no revezamento 4 x 50m livre, com Edênia Garcia, Letícia Ferreira, Joana Neves e Ana Clara Cruz. Joana Neves ainda conquistou uma medalha de prata em sua prova individual.

Dos novatos

A delegação brasileira mesclou experiência com juventude, o que rendeu grandes frutos e nos mostrou o quanto forte estaremos para o ano de 2016 nas Paraolimpiadas do RJ. Podemos comprovar isso com a participação em varias finais desta molecada. Os mais novos eram Talisson Glock 15 anos e Roberto Rodriguez 18 anos, este ultimo ficou com a 4º colocação em suas especialidade a prova do 100m peito (SB5).

Demais Atletas que se dedicaram e foram importantes para o sucesso do Brasil:

Verônica M. De Almeida, Rildene Fonseca Firmino, Raquel Viel, Claudia Celina Da Silva, Genezi Alves De Andrade, Matheus Rheine Correa De Sousa, Gabriel Feiten, Mauro Luiz Brasil Da Silva, Ronaldo Souza Santos, Marcelo Collet.

A equipe toda esta de parabéns!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário